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Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Centro de Gestão de Tecnologia de Informação

Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia de Informação

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Sem categoria

  • 20/12/2021
    11h17
    Notícia

    consultas.furg.br

    Um manual detalhado do sistema de consultas está disponível aqui com informações necessárias sobre a utilização do sistema.

    As aplicações de configuração do sistemas de consultas estão disponíveis em https://sistemas.furg.br/ no menu Consultas, também é possível filtrar pelo termo “consultas” no campo “Buscar”.

     

     

  • 23/09/2021
    22h58
    Notícia

    Página Inicial

  • 17/08/2021
    14h23
    Notícia

    Suporte Remoto

    Para agilizar o atendimento na resolução de problemas, o CGTI dispõe de atendimento por meio assistência remota. Para iniciar o atendimento de forma remota primeiro você deverá baixar o aplicativo aqui, após executado passar o "Endereço Anydesk" ao responsável pelo atendimento.

  • 11/08/2021
    15h27
    Notícia

    Diretores

    SAMUEL SANTOS TROINA
    Analista de Tecnologia da Informação
    17/11/2014

    LUIS ALBERTO BARBOSA AZAMBUJA
    Técnico de Tecnologia da Informação
    17/01/2013

    MARCO ANTONIO CAROU LEANDRO
    Analista de Tecnologia da Informação
    01/07/2005

    NILTON DÁRIO MONTEIRO DA SILVA
    Analista de Tecnologia da Informação
    13/03/2001

    LUIZ ORTIZ DA SILVEIRA
    Programador
    09/01/1997

    CELSO BERNARDINO DE MIRANDA MARCOS
    Analista de Tecnologia da Informação
    09/01/1993

    JORGE LUIS JESUS DA CUNHA
    Analista de Tecnologia da Informação
    17/01/1989

    CARLOS RODOLFO BRANDÃO HARTMANN
    Analista
    21/02/1985

    JOMAR BESSOUAT LAURINO
    Docente
    28/09/1971

  • 11/08/2021
    15h22
    Notícia

    História do CGTI

    O Centro de Processamento de Dados da FURG foi criado pelo prof. Reitor ADOLPHO GUNDBACH PRADEL em 28/09/1971, com a instalação do primeiro computador, um IBM 1130 com 8K de memória RAM, na então Faculdade de Engenharia Industrial. Tinha como objetivo auxiliar as atividades fins e administrativas da instituição e sua comunidade, no tratamento de informações e processamento de dados.

    Nesta trajetória de apoio a instituição o CGTI teve como diretores os seguintes professores e técnicos.


    Inserido no processo de desenvolvimento da instituição e procurando atender a crescente demanda de serviços o CGTI, em 1981, trocou o IBM 1130 pelo computador IBM 360/65, equipamento de médio porte e ainda de processamento centralizado. Em 1983, com a desatualização do equipamento central, e aliado a necessidade de atualização dos profissionais da área, pelo crescente uso de microcomputadores nas unidades acadêmicas e de pesquisa da FURG, foram instalados os primeiros microcomputadores BRASCOM-BR1000M, destinados ao desenvolvimento e operação de sistemas administrativos.

    Em 1985 o computador IBM 360/65 foi substituído pelo IBM 4341/MG1 provendo maior capacidade de processamento e confiabilidade na operação dos sistemas. Simultaneamente a sistemática de entrada de dados, até então operacionalizada com a utilização de perfuradoras de cartões, foi modernizada com a aquisição de unidades digitadoras de disquete e o consequente descarte dos cartões perfurados.

    Em 1986, foram instalados: uma unidade de disco magnético IBM 3330/3333, uma controladora de comunicações IBM 2703, uma leitora IBM 3505, uma controladora de discos IBM 3830 e terminais, o que possibilitou a implantação do processamento on-line. Concomitantemente a estas alterações no hardware foram contratados os softwares de apoio necessários.

    A implantação de sistemas on-line, baseados em novos softwares de apoio, provocou rapidamente a saturação da capacidade dos discos, o que forçou, em 1987, o aluguel de uma nova unidade de controle de discos 3880/1, e de uma unidade de discos 3375, e em 1988 outras duas unidades de discos 3375. A entrada em operação de todas as unidades de discos contratadas significou expressivo crescimento na capacidade de armazenamento de informações propiciando a rápida expansão e modernização dos serviços prestados pelo CGTI.

    No que tange a comunicação de dados, foi dado importante passo neste sentido ao longo de 1988, com a instalação de duas controladoras remotas, com capacidade para 16 terminais. Uma delas foi instalada no Campus Carreiros utilizando-se linhas e modens próprios, e a outra instalada no Campus Cidade através de linha de dados contratada da Embratel. Problemas frequentes com as linhas de dados e de voz, levou-nos a instalação de um rádio para comunicação e transmissão de dados entre os Campus Carreiros e Cidade.

    EM 1989, foi substituído o IBM 4341/MG1 por um IBM 4381 e as unidades de discos magnéticos por uma IBM 3380, com recursos obtidos através do “ Projeto de Expansão da Capacidade Computacional da FURG e UFPEL” aprovado pelo MEC.

    No final de 1989 foi substituída a controladora de telecomunicações IBM 2703, por uma IBM 3704 assegurando maior confiabilidade e velocidade na conexão dos terminais ao computador central.

    No inicio de 1990 ampliamos a rede ao ligar, no Hospital de Ensino, através de linha contratada junto a Embratel, uma controladora IBM 3276 com capacidade para 8 terminais. Simultaneamente, com linha e modens próprios foi ligada a segunda controladora com 16 terminais no Campus Carreiros

    O CGTI, em um período de sua trajetória, também apoiou fortemente vários setores da comunidade riograndina, órgãos federais, estaduais e municipais, com a prestação de serviços e oferecimento de mão de obra especializada para os seguintes organismos:

    • CENTRO DE INDUSTRIAS DO RIO GRANDE com o Processamento e Listagem do Cadastro de Filiados, Emissão da RTA mensal e aplicação de Cursos e Treinamentos em Informática;
    • DEPREC-APRG com a Assessoria, Consultoria e Cursos em informática, processamento de Folhas de Pagamento de inativos, Diaristas, Tráfico, Férias e 13 Salário, Processamento da Estatística Portuária, Controle de Efetividade e Mão de Obra e Processamento da Produção Portuária;
    • DEPREC-ASDRG com a Folha de Pagamento;
    • COTRIJUÌ com o Controle da Carga e Descarga, e com o Recebimento, Embarque e Desembarque de Soja, Farelo de Soja, Óleo e Trigo;
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE, Secretaria de Administração com a Administração de Pessoal e Processamento da Folha de Pagamento e, Secretaria da Fazenda com Cálculo, Emissão e Controles de IPTU, ISSQN, Alvarás e Dívida Ativa;
    • BORREGAR, mais tarde denominada RIOCELL, com o Controle de Embarque;
    • LOTERIA ESPORTIVA com verificações preliminares nos cartões de apostas, pré-requisito exigido pela Caixa Federal para posterior envio dos cartões para Porto Alegre;
    • PLANILHAS TOPOGRÁFICAS com Cálculos e Emissão de Relatórios;
    • CLUBE DE REGATAS RIO GRANDE
    • COUNTRY CLUBE CIDADE DO RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Associados e Emissão de Listagens Alfabéticas e Numéricas, Etiquetas Adesivas para Endereçamento e Recibos de Pagamento;
    • ESPORTE CLUBE RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Associados e Emissão de Listagens, Recibos e Etiquetas Adesivas para Endereçamento;
    • LAUDOS DO DIPOI
    • SINDICATO DOS ARRUMADORES
    • SINDICATO DOS CONFERENTES DE CARGAS E DESCARGAS DO PORTO com a Manutenção do Cadastro de Associados, Cálculos de INSS, Mensalidade do Sindicato, IRRF, 13 Salário, Férias e FGTS e Emissão de Relatório Mensal, Semestral e Anual;
    • CÁLCULO ESTRUTURAL
    • FORO DO RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Processos do FORO Municipal e Emissão bimestral de Relatórios de Acompanhamento do Andamento de Processos e
    • TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL com o Processamento e Totalização dos Mapas de Urna nas Eleições de 1986 e 1989;
    • CÂMARA DOS VEREADORES DE RIO GRANDE com o Cadastramento e Consolidação de Propostas para a Constituinte Municipal (1990).


    No âmbito nacional diversos projetos e atividades foram desenvolvidos pela equipe técnica do CGTI. Principalmente no envolvimento da equipe técnica do CGTI em projetos ou atividades de cunho nacional, com interesse direto do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, principalmente no período de 1986 à 2000, resultou no desenvolvimento de sistemas, consultorias e apoio nas atividades cotidianas do MEC, além de soluções para diversos outros órgãos públicos e privados, em especial às universidades públicas brasileiras.

    • MINISTERIO DA EDUCAÇÃO com a Hierarquização do Pessoal Técnico-Administrativo e Marítimo das Universidades Públicas Fundacionais Brasileiras (16 instituições) no Plano de Cargos de Salários (PCS) que foi implantado naquele ano, Manutenção e Consulta do Catálogo da Legislação Educacional Brasileira, Sistema de Automação de Bibliotecas (SAB2) que foi instalado em diversas instituições nacionais, Sistema de Acompanhamento de Equipamentos (software especializado para o controle do recebimento e instalação de cerca de:
      • -Catálogo Legislação
      • -Sistema de Custos
      • -Sistema de Automação deBibliotecas-SAB2, o qual foi instalado em várias instituições como:
        • Fundação Getúlio Vargas
        • Pontifícia Universidade Católica / RJ
        • Universidade Federal do Amazonas
        • Universidade Federal de Pelotas
        • Universidade Federal de Santa Maria
        • Universidade de Ijuí
        • Centro Tecnológico Aeroespacial
        • Instituto Latino Americano de Tecnologia – IBM/Sumaré
        • Biblioteca Nacional / RJ
        • Centro de Suporte ao Cliente IBM / RJ
        • Universidade Federal da Bahia
        • Universidade Federal de Uberlândia
        • Universidade Federal de Pernambuco


    Além destes serviços externos o CGTI também desenvolveu e implantou vários sistemas para a Instituição como:

    Sistema de Controle Patrimonial
    Sistema de Controle de Cheque Convênio
    Sistema de Pagamento Diaristas
    Sistema de Pagamento Mensalista
    Sistema de Controle de Férias e Licenças
    Sistema de Controle de Função Gratificada
    Sistema de Controle de Acumulação de Cargos
    Sistema de Orçamento para Controle de Obras
    Sistema de Banco de Dados Legislação URG
    Sistema de Controle de Almoxarifado
    Sistema Fornecedores
    Sistema de Gerência de Documentos
    Sistema de Controle das Comissões da URG
    Sistema de Controle de Serviços/Atividades CPD
    Sistema de Controle de Contrato
    Sistema de Indicadores Econômicos
    Sistema de Contribuições Previdenciárias
    Sistema de Orçamento Interno
    Sistema de Etiquetas para Protocolo
    Sistema Mala-direta
    Sistema Consulta ON-LINE de informações Cadastrais e Financeiras dos funcionários
    Sistema Metodologia para aproveitamento de textos gerados em microcomputadores pela Editora da FURG
    Sistema de Controle Acadêmico
    -Universidade
    -Colégio Técnico Industrial
    Sistema de Classificação para ingresso
    -Universidade
    -Colégio Técnico Industrial
    Sistema de Controle Acadêmico e Matricula com processamento ON-LINE
    Sistema de Banco de Dados Oceanografia
    Sistema de Banco de Dados Herbário
    Sistema de Cesto Básico
    Sistema Catalogo Geral da FURG – 1990
    -Digitação, montagem e geração de originais para fotolito
    Sistema de informações gerenciais para o Censo Hospitalar
    Sistema de Pessoal
    Sistema Faturamento Ambulatório
    Sistema de Controle de Almoxarifado e Farmácia
    Sistema de Recadastramento de Pacientes
    Sistema de Agendamento
    Sistema de Cadastramento de Pacientes
    Sistema de Informações da URG
    -Acervo Bibliográfico
    -Legislação Universitária
    -Moluscos do Museu Oceanográfico
    -Constituições
    Federal
    Estadual
    Lei Orgânica do Município de Rio Grande
    Sistema de Automação de Bibliotecas
    -Manutenção do Acervo
    -Controle de Empréstimo
    Microfilmagem
    -Microfilmagem Convencional
    -Alunos Formados
    -Portarias
    -Dossiê de Servidores Demitidos
    Microfilmagem com
    -Folha de Pagamento 1989
    Manutenção de Equipamentos

  • 11/08/2021
    14h57
    Notícia

    Política de Privacidade

    Os aplicativos para celular da FURG são desenvolvidos como aplicativos gratuito. Os SERVIÇOS são fornecido pela FURG sem nenhum custo e são destinados para uso como estão.

    Se você optar por usar nossos Serviços, concordará com a coleta e o uso das informações relacionadas a essa política. As Informações Pessoais que coletamos são usadas para melhorar os Serviços. Nós não usaremos ou compartilharemos suas informações com ninguém, exceto conforme descrito nesta Política de Privacidade.

    Os termos usados ​​nesta Política de Privacidade têm os mesmos significados que os nossos Termos e Condições, que estão acessíveis nos aplicativos, a menos que definido de outra forma nesta Política de Privacidade.

    Coleta e Uso de Informações

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    Alterações a esta Política de Privacidade

    Podemos atualizar nossa Política de Privacidade de tempos em tempos. Assim, aconselhamos que você revise esta página periodicamente para quaisquer alterações. Vamos notificá-lo de quaisquer alterações publicando a nova Política de Privacidade nesta página. Essas alterações são efetivadas imediatamente após serem publicadas nesta página.

  • 11/08/2021
    14h14
    Notícia

    PETI

    Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)

    O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI da Universidade Federal do Rio Grande apresenta-se como instrumento que articula a gestão da Tecnologia da Informação na instituição aos seus objetivos estratégicos, apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, a fim de empregar os seus recursos para uma gestão efetiva, desenvolvendo arquiteturas e políticas de tecnologia para gerar um ambiente informacional que favoreça a geração de estratégias organizacionais.

     

    Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2019/2022

    Resolução Aprovação - Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2019/2022

     

    Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2014/2016

    Resolução Aprovação - Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) 2014/2016

  • 10/08/2021
    17h04
    Notícia

    Estrutura Organizacional do CGTI

    Compete ao Centro de Gestão de Tecnologia da Informação:

    • Propor políticas e diretrizes da área de Tecnologia da Informação ao Comitê de Governança Digital (CGDig);
    • Executar as ações necessárias à correta aplicação das políticas e diretrizes de TI;
    • Prover sistemas e infraestrutura de TI adequados às necessidades da Instituição;
    • Zelar pela eficiente aplicação dos recursos de TI disponíveis;
    • Elaborar o Plano de ação da unidade;

    Coordenação de Sistemas de Informação:

    • Coordenar as atividades de projeto, desenvolvimento, manutenção e atualização de sistemas informatizados sob responsabilidade do CGTI;
    • Pesquisar, estabelecer e disseminar normas e padrões para o desenvolvimento de sistemas informatizados mantidos pelo CGTI;
    • Prospectar novas tecnologias e metodologias de desenvolvimento de sistemas informatizados;

    Divisão de Segurança da Informação:

    • Pesquisar, propor e disseminar normas e padrões de segurança da informação e comunicação;
    • Monitorar a implementação das políticas de segurança da informação e comunicação;
    • Investigar, em conjunto com os demais setores, ações e medidas preventivas e corretivas necessárias;
    • Planejar e monitorar, em conjunto com a Coordenação de Serviços de Rede, as políticas de backup e continuidade do negócio no que tange à TI.

    Coordenação de Engenharia de Rede:

    • Planejar e coordenar a evolução e manutenção da rede de dados da instituição;
    • Gerenciar, administrar e monitorar o funcionamento da rede de dados;
    • Analisar, projetar e implementar o uso de ferramentas de auxílio à administração da rede de dados;
    • Auxiliar na especificação, aquisição e conferência de recursos de TI;

    Coordenação de Serviços de Rede:

    • Planejar e coordenar a evolução e manutenção dos serviços de rede da instituição;
    • Gerenciar, administrar e monitorar o funcionamento dos serviços de rede internos disponíveis à comunidade;
    • Analisar, projetar e implementar serviços de rede à comunidade;
    • Auxiliar na especificação, aquisição e conferência de recursos de TI;
    • Gestão física e lógica do Datacenter;
  • 10/08/2021
    16h01
    Notícia

    Conhecimento Técnico?

    O Joomla elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimento técnico?

    Joomla é um sistema gerenciador de conteúdo. Sistemas gerenciadores de conteúdo são divididos em duas partes:

    - o sistema gerenciador (responsabilidade de uma equipe técnica, no caso da FURG, o CGTI) e

    - o conteúdo (responsabilidade do usuário final).

    Para fazer a instalação, customização e manutenção do Joomla, algum conhecimento técnico será necessário. Mas a boa notícia é que essa tarefa é executada pelo próprio CGTI. Em outras palavras, não é necessário entender nem aprender programação. Para a aparência do website, é possível contar com os profissionais do CGTI ou, caso o usuário tenha conhecimento, pode alterar um arquivo .CSS.

    Mas o mais importante é que para a criação de conteúdo não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento na utilização do “frontend” (criar um novo artigo no Joomla! é semelhante a escrever algo no Facebook: o usuário faz logon com seu nome e senha, escreve algo dentro de uma área retangular e salva).
    Assim, finalmente pessoas leigas em webdesign (que serão os autores, editores e publishers do Joomla) podem criar, editar e publicar artigos quando ELES desejarem e sem entender nada de HTML e linguagens de programação. Essa é uma possibilidade, que convenhamos, há muito foi prometida mas que somente agora está começando a ser cumprida graças aos content management systems. E à medida em que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso irá acontecer.

  • 10/08/2021
    15h50
    Notícia

    SIMPA - Sistema Móvel de Patrimônio da FURG

    Devido ao crescente número de usuários e de demandas quanto a melhorias do aplicativo SIMPA (Sistema Móvel de Patrimônio) da FURG, o CGTI tomou as medidas necessárias e agora disponibilizará a aplicação na loja de aplicativos do Google.

    Buscando por SIMPA ou por FURG na Google Play Store é possível localizar o aplicativo e fazer o download do mesmo. Mas antes disso, para aparelhos onde ele foi previamente instalado, é necessário fazer a desinstalação manual do mesmo. O procedimento pode ser realizado indo até as Configurações do Smartphone/Tablet, entrando em Gerenciador de Aplicações e clicando no aplicativo SIMPA. Na tela de Informações do aplicativo, clicar em Desinstalar. Nenhum dado já enviado de conferência será perdido.

    Após, é possível fazer a instalação do aplicativo como qualquer outra aplicação Android. Segue abaixo o link direto para o aplicativo:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=furg.br

    Para que novas versões do aplicativo sejam instaladas automaticamente assim que disponíveis, verificar se nas configurações da Play Store em seu dispositivo a opção de "Atualizar apps automaticamente" esteja habilitada. Para verificar, dentro da aplicação da Play Store, clicar no botão de menu, entrar em Configurações e clicar no item Atualizar apps automaticamente. Para economia de dados, recomendamos a opção "Atualizar apps automaticamente somente via Wi-Fi".

    Para maiores dúvidas, dentro de sistemas.furg.br, no canto superior esquerdo, é possível entrar em contato com o CGTI diretamente, em Solicitações. Especificando bem o problema, este será encaminhado adequadamente aos responsáveis e será resolvido o mais rápido possível.

  • 07/07/2021
    17h33
    Notícia

    Solicitação de evento SINSC

    A partir do dia 02/03/2020 foi alterada a forma de criação de eventos no SINSC não mais sendo aceitas solicitações pelo sistema. O novo Sistema de Gerenciamento de Eventos está disponível em https://sistemas.furg.br no menu "Eventos -> Inscrições -> Eventos", permitindo que qualquer servidor da FURG possa criar e gerenciar eventos de forma autônoma. Um manual detalhado do funcionamento do sistema está disponível com as informações necessárias para criar, gerenciar e acompanhar todas as fases do evento. 


    O Sistema de Gerenciamento de Eventos foi concebido com o intuito de facilitar a criação de eventos administrativos e acadêmicos na Instituição, além de tornar simples a inscrição nesses eventos pelos participantes, pertencentes à comunidade acadêmica ou não. É possível a criação de diversos tipos de eventos, como por exemplo: congressos, semanas acadêmicas, seleção de bolsas e estágios, palestras, cursos e oficinas, eventos culturais, etc.

  • 07/07/2021
    17h32
    Notícia

    Solicitação de perfil de acesso

    Acesse sistemas.furg.br

    Clique em Solicitações

    Selecione a unidade "Proiti/CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia da Informação" e Tipo de Solicitação "Sistemas - perfis de acesso"

    Preencha os dados solicitados:

  • 07/07/2021
    17h31
    Notícia

    Abertura de Site Institucional

    1. Encaminhe a sua solicitação  de hospedagem de site institucional para a SECOM e está fará a liberação diretamente ao CGTI.

    Acesse sistemas.furg.br

    Clique em Solicitações

    Selecione a Unidade "Secom - Secretaria de Comunicação" e o tipo de solicitação "Abertura de site institucional"

    Preencha com os dados solicitados:

  • 07/07/2021
    17h29
    Notícia

    Tutorial Joomla

    Apostila de Joomla

    Breve introdução ao Joomla

    Nomeando pastas e arquivos para uso com Joomla e suas extensões

    Phoca Gallery Básico - Aqui você encontra o essencial (estendido) para entender como operar o Phoca Gallery

    Quatro passos para o uso do Phoca Gallery bônus: como redimensionar e renomear fotos em lotes 

    Livro de distribuição gratuita: Teoria J! Como inserir vídeos no Joomla

  • 07/07/2021
    17h24
    Notícia

    Sites

  • 07/07/2021
    17h21
    Notícia

    Tutoriais de uso do email

    FURGMail - Curso de FURGMail Boas práticas no seu uso e segurança da informação - 2019

    Manual FURGMail - Curso de capacitação na plataforma de e-mail institucional ministrado pelo NTI com apoio da PROGEP 07/2018

    Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no GMail

    Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Thunderbird

    Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Apple Mail

    Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Microsoft Outlook

    Configurando o Microsoft Outlook com uma conta FurgMail

    Configurando o Apple mail com uma conta FurgMail

    Configurando o Outlook 2007

    Configurando o Outlook 2010

    Configurando o Thunderbird

    Configurando o Apple Mail

    Configurando outros clientes de e-mail 

    Servidor de e-mail de entrada (POP3) pop.furg.br
    Servidor de e-mail de saída (SMTP) smtp.furg.br
    Nome da conta: seu nome de usuário da furg (incluindo "@furg.br")
    Endereço de e-mail: seu endereço de e-mail completo da furg (incluindo "@furg.br")
    Autenticação (Authentication) seu endereço de e-mail completo da furg (incluindo "@furg.br")


    Acesso a e-mails da Furg via outros provedores 

    Quem acessa sua conta @furg.br ou @super.furg.br via serviços de acesso como Bol, Yahoo ou assemelhados deverá modificar nos mesmos, o item "servidor POP ou servidor de entrada" substituindo furg.br, por pop.furg.br

     

     

  • 07/07/2021
    17h11
    Notícia

    Manutenção de equipamentos de Informática

    Há um contrato vigente para a prestação de serviço de manutenção corretiva e preventiva nos desktops, monitores, notebooks e nobreaks. Equipamentos de naturezas diferentes devem ser encaminhados diretamente pela unidade para reparo externo. Caso não seja possível o reparo, podem ser encaminhados para o CGTI para a emissão de um laudo de baixa.

    A ordem de serviço é aberta pelos sistemas FURG. Acesse: sistemas.furg.br

    Clique no menu "Ordens de Serviço -> Manutenção de Bens Patrimoniais -> Solicitações" .

     

  • 18/06/2021
    16h59
    Notícia

    Atendimento

    Abertura de solicitações:

    Toda a demanda a ser encaminhada para o CGTI deve ser pautada por uma solicitação.

    Acesse sistemas.furg.br

    Clique em Solicitações  -> Minhas Solicitações.  A seguir clique em adicionar.

    Selecione a unidade "Proiti/CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia da Informação", o tipo de solicitação desejada e preencha os dados solicitados no formulário. Você recebe um número de protocolo.

     

    Caso o usuário não tenha acesso ao sistemas FURG clique aqui para registar a sua solicitação.

  • 18/06/2021
    16h58
    Notícia

    Segurança

    E-mails maliciosos:

    Recebemos com frequência e-mails maliciosos ameaçando suspensão da conta do e-mail e/ou solicitando seu e-mail e senha. São e-mails fake com objetivo de capturar as suas credencias para utilização maliciosa. O CGTI jamais envia e-mail solicitando senhas seja de e-mail, sistemas ou site. Caso tenha dúvida, abra uma solicitação direcionada a nossa equipe de segurança.

  • 18/06/2021
    16h58
    Notícia

    Rede/Internet

    Acesse Solicitações nos sistemas FURG.

  • 18/06/2021
    16h57
    Notícia

    Sistemas

    Acesso aos sistemas FURG:

    O sistema utiliza como credenciais SIAPE, matrícula e CPF (dependendo do vínculo) e desde junho de 2021 a FURG aderiu ao login único do governo federal (plataforma Gov.br), sendo possível também o acesso por esse meio. Clicando no botão "Entrar com Gov.br" a pessoa será direcionada para a plataforma do governo federal, realizando a identificação com seu CPF e senha, retornando devidamente autenticada. Após retornar autenticada, caso não seja encontrado um vínculo da pessoa com o sistema, as informações necessárias para que isto ocorra serão solicitadas. Caso você tenha problemas com a sua credencial, você pode fazer login utilizando as credencias do Gov.br, em seguida redefinir a senha do sistema FURG.

  • 18/06/2021
    16h56
    Notícia

    AVA

    Acesse Solicitações nos sistemas FURG.

  • 18/06/2021
    16h51
    Notícia

    Email

    Esqueceu sua senha de e-mail? Teve a conta inativada?

    Acesse https://webmail.furg.br/ e clique na opção "Esqueci minha senha". Na sequência será solicitado a credencial do sistema FURG, e os dados da conta de e-mail, a nova senha e a sua confirmação.

     

    Precisa de uma conta de e-mail?

    Nossa política é que os usuários criem seus e-mails, basta ter credencial no sistema FURG. O processo é bem simples, basta acessar o https://webmail.furg.br/ e clicar na opção “Não tem uma conta de e-mail? Inscreva-se já”.

     

    Tutoriais de uso do email

  • 18/06/2021
    16h39
    Notícia

    Comitê de Governança Digital

    Comitê de Governança Digital (CGDig)

    O Comitê de Governança Digital – CGDIG da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, de natureza consultiva e propositiva, de caráter permanente, vinculado ao Gabinete do Reitor e responsável por tratar de assuntos relativos à governança digital, planejamento e priorização de projetos de Tecnologia da Informação – TI.

    O Comitê de Governança de Digital - CGDIG terá as seguintes atribuições:

    I - acompanhar e promover o alinhamento das ações de Governança Digital às diretrizes estratégicas da FURG;

    II - elaborar o Plano de Transformação Digital da FURG;

    III - revisar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da FURG;

    IV – propor o Plano de Dados Abertos, nos termos do disposto no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016;

    V - definir as diretrizes de planejamento, organização e execução das atividades de governança digital da FURG; e

    VI - propor a criação de Grupos de Trabalho e/ou Grupos Técnicos para auxiliarem em assuntos de natureza específica ou de grande complexidade técnica submetidos ao CGDIG, definindo seus objetivos, composição e prazo para conclusão dos trabalhos, quando for o caso.

    A Portaria  0763/2021 de instituição do Comitê pode ser acessada no link:  Portaria do CGDig.

    O Decreto que orienta a instituição de Comitês de Governança Digital nos órgãos públicos pode ser acessado no link: Decreto 10.332/2020.

  • 18/06/2021
    16h25
    Notícia

    Caderno de Procedimentos

    [EM CONSTRUÇÃO]

    Aqui você pode encontrar os principais processos do CGTI, e seus fluxos, executados pelas  equipes de Sistemas, Redes, Serviços, Segurança e Suporte.

  • 18/06/2021
    16h20
    Notícia

    Carta de serviços

    [EM CONSTRUÇÃO]

    Nesta página você pode encontrar os principais serviços oferecidos pelo CGTI para a sua comunidade interna e externa.

    Escolha o público: 

    Para Estudantes

    Para Servidores

    Para Sociedade

  • 18/06/2021
    16h06
    Notícia

    PSI

    Política de Segurança da Informação (PSI)

    A Política de Segurança da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (PSI/FURG), contém as diretrizes, objetivos e estruturas voltadas à segurança da informação, pautadas nos princípios de autenticidade, confidencialidade, disponibilidade, integridade e conformidade.

    O objetivo desta política é estabelecer diretrizes, processos e responsabilidades no que diz respeito à gestão, tratamento, controle e proteção dos ativos de informação e processamento, servindo de norma à administração na implementação da segurança da informação da FURG, buscando assegurar os princípios desta política.

    Política de Segurança da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (PSI/FURG).

     

    PSI 2012/2013:
    Política de Segurança da Informação (PSI) 2012/2013

  • 18/06/2021
    14h37
    Notícia

    Plano de Continuidade, Contingência e Redundância

    Plano de Continuidade, Contingência e Redundância

    O objetivo deste plano é fornecer segurança, previsibilidade e agilidade na solução de incidentes e falhas em equipamentos, sistemas e serviços de Tecnologia da Informação (TI), os quais podem ter impacto na comunidade, nos processos administrativos e acadêmicos, tanto em nível pessoal quanto institucional. O presente documento serve como um guia procedimental que deve ser seguido para garantir a integridade institucional, detalhando as principais ocorrências previstas, seus respectivos riscos e as medidas e ações a serem tomadas em ocasiões críticas de mitigação e suporte.

    SEI_0020822_Plano_de_Contingencia__Continuidade_e_Redundancia_1.pdf

     

  • 18/06/2021
    14h37
    Notícia

    PDTIC

    Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)

    Considerando que o planejamento institucional está definido pelo PPI e PDI, o Planejamento Estratégico da TI (PETI) tem a finalidade de consolidar a importância estratégica da área e garantir seu alinhamento aos objetivos estratégicos da instituição. As ações necessárias a sua implementação no nível tático constituem o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Desta forma, o PDTIC constitui documento que fundamenta o planejamento operacional, próximo nível de detalhamento, que contempla aspectos de implementação tais como orçamento, cronogramas, recursos humanos, materiais.

    A responsabilidade de revisão do PDTIC é do Comitê de Governança Digital (CGDig) da FURG, instituído pela Reitoria através da portaria Nº 0763/2021, de 07 de abril de 2021. A Portaria define, em seu artigo 3º, parágrafo a revisão do PDTIC como uma das atribuições do Comitê. Através do CGDig foi instituído um grupo de trabalho, que tratará demais atribuições.

    Para acessar o PDTIC vigente clique em: Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (2019-2022).

    Resolução Aprovação - Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI) - 2019/2022

     

    PDTIC anteriores:

    Plano Diretor de Tecnologia de Informação (2014-2016)

    Plano Diretor de Tecnologia de Informação (2012-2013)

  • 01/11/2018
    09h57
    Notícia

    Contato

    Contate Centro de Gestão de Tecnologia da Informação

    Campo obrigatório

    Campo obrigatório

    Campo obrigatório

    Campo obrigatório

  • 03/10/2017
    13h32
    Notícia

    Documentos

    Regimento e normas internas

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    Formulários

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    Atas

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  • 03/10/2017
    13h29
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    Infraestrutura

    Laboratórios

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    Biblioteca

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  • 03/10/2017
    13h25
    Notícia

    Apresentação

    Programa

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    Coordenação

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