Conhecimento Técnico?

O Joomla elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimento técnico?

Joomla é um sistema gerenciador de conteúdo. Sistemas gerenciadores de conteúdo são divididos em duas partes:

- o sistema gerenciador (responsabilidade de uma equipe técnica, no caso da FURG, o CGTI) e

- o conteúdo (responsabilidade do usuário final).

Para fazer a instalação, customização e manutenção do Joomla, algum conhecimento técnico será necessário. Mas a boa notícia é que essa tarefa é executada pelo próprio CGTI. Em outras palavras, não é necessário entender nem aprender programação. Para a aparência do website, é possível contar com os profissionais do CGTI ou, caso o usuário tenha conhecimento, pode alterar um arquivo .CSS.

Mas o mais importante é que para a criação de conteúdo não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento na utilização do “frontend” (criar um novo artigo no Joomla! é semelhante a escrever algo no Facebook: o usuário faz logon com seu nome e senha, escreve algo dentro de uma área retangular e salva).
Assim, finalmente pessoas leigas em webdesign (que serão os autores, editores e publishers do Joomla) podem criar, editar e publicar artigos quando ELES desejarem e sem entender nada de HTML e linguagens de programação. Essa é uma possibilidade, que convenhamos, há muito foi prometida mas que somente agora está começando a ser cumprida graças aos content management systems. E à medida em que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso irá acontecer.