Apresentação
O Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) tem por finalidade projetar, desenvolver e estruturar os serviços de tecnologia da informação necessários ao desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas, de forma a oferecer um ambiente informacional com acesso, transparência e efetividade dos serviços prestados pela Universidade. Entre os serviços oferecidos pelo CGTI citam-se: promover e executar as ações necessárias à implementação das políticas de tecnologia da informação; coordenar as atividades de qualificação dos sistemas e tecnologias da informação; organizar, expandir e manter atualizada a infra-estrutura de tecnologia da informação; planejar e acompanhar as atividades relacionadas aos sistemas de informação, à segurança da informação, à engenharia de rede, aos serviços de rede e ao suporte e atendimento à comunidade.
O papel da transformação digital
Através do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação, a Pró-reitoria gerencia as iniciativas de inovação e transformação digital nos sistemas e serviços de tecnologia da informação de forma a atender a Universidade e sociedade. A transformação digital de processos e conseqüentemente das organizações objetiva: oferecer serviços públicos digitais simples e intuitivos, consolidados em plataforma única; conceder acesso amplo à informação e aos dados abertos da Universidade, para possibilitar o exercício da cidadania e a inovação em tecnologias digitais; promover a integração e a interoperabilidade das bases de dados da Universidade com as do governo; promover a inovação na gestão da informação baseada em dados e evidências e em serviços preditivos e personalizados, com utilização de tecnologias emergentes; adotar tecnologia de processos e serviços em nuvem como parte da estrutura tecnológica dos serviços e setores da Universidade; e otimizar as infra-estruturas de tecnologia da informação.
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                    20/12/202111h17Notíciaconsultas.furg.brUm manual detalhado do sistema de consultas está disponível aqui com informações necessárias sobre a utilização do sistema. As aplicações de configuração do sistemas de consultas estão disponíveis em https://sistemas.furg.br/ no menu Consultas, também é possível filtrar pelo termo “consultas” no campo “Buscar”. 
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                    23/09/202122h58Notícia
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                    17/08/202114h23NotíciaSuporte RemotoPara agilizar o atendimento na resolução de problemas, o CGTI dispõe de atendimento por meio assistência remota. Para iniciar o atendimento de forma remota primeiro você deverá baixar o aplicativo aqui, após executado passar o "Endereço Anydesk" ao responsável pelo atendimento. 
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                    11/08/202115h27NotíciaDiretoresSAMUEL SANTOS TROINA 
 Analista de Tecnologia da Informação
 17/11/2014LUIS ALBERTO BARBOSA AZAMBUJA 
 Técnico de Tecnologia da Informação
 17/01/2013MARCO ANTONIO CAROU LEANDRO 
 Analista de Tecnologia da Informação
 01/07/2005NILTON DÁRIO MONTEIRO DA SILVA 
 Analista de Tecnologia da Informação
 13/03/2001LUIZ ORTIZ DA SILVEIRA 
 Programador
 09/01/1997CELSO BERNARDINO DE MIRANDA MARCOS 
 Analista de Tecnologia da Informação
 09/01/1993JORGE LUIS JESUS DA CUNHA 
 Analista de Tecnologia da Informação
 17/01/1989CARLOS RODOLFO BRANDÃO HARTMANN 
 Analista
 21/02/1985JOMAR BESSOUAT LAURINO 
 Docente
 28/09/1971
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                    11/08/202115h22NotíciaHistória do CGTIO Centro de Processamento de Dados da FURG foi criado pelo prof. Reitor ADOLPHO GUNDBACH PRADEL em 28/09/1971, com a instalação do primeiro computador, um IBM 1130 com 8K de memória RAM, na então Faculdade de Engenharia Industrial. Tinha como objetivo auxiliar as atividades fins e administrativas da instituição e sua comunidade, no tratamento de informações e processamento de dados. 
 Nesta trajetória de apoio a instituição o CGTI teve como diretores os seguintes professores e técnicos.
 Inserido no processo de desenvolvimento da instituição e procurando atender a crescente demanda de serviços o CGTI, em 1981, trocou o IBM 1130 pelo computador IBM 360/65, equipamento de médio porte e ainda de processamento centralizado. Em 1983, com a desatualização do equipamento central, e aliado a necessidade de atualização dos profissionais da área, pelo crescente uso de microcomputadores nas unidades acadêmicas e de pesquisa da FURG, foram instalados os primeiros microcomputadores BRASCOM-BR1000M, destinados ao desenvolvimento e operação de sistemas administrativos.
 Em 1985 o computador IBM 360/65 foi substituído pelo IBM 4341/MG1 provendo maior capacidade de processamento e confiabilidade na operação dos sistemas. Simultaneamente a sistemática de entrada de dados, até então operacionalizada com a utilização de perfuradoras de cartões, foi modernizada com a aquisição de unidades digitadoras de disquete e o consequente descarte dos cartões perfurados.
 Em 1986, foram instalados: uma unidade de disco magnético IBM 3330/3333, uma controladora de comunicações IBM 2703, uma leitora IBM 3505, uma controladora de discos IBM 3830 e terminais, o que possibilitou a implantação do processamento on-line. Concomitantemente a estas alterações no hardware foram contratados os softwares de apoio necessários.
 A implantação de sistemas on-line, baseados em novos softwares de apoio, provocou rapidamente a saturação da capacidade dos discos, o que forçou, em 1987, o aluguel de uma nova unidade de controle de discos 3880/1, e de uma unidade de discos 3375, e em 1988 outras duas unidades de discos 3375. A entrada em operação de todas as unidades de discos contratadas significou expressivo crescimento na capacidade de armazenamento de informações propiciando a rápida expansão e modernização dos serviços prestados pelo CGTI.
 No que tange a comunicação de dados, foi dado importante passo neste sentido ao longo de 1988, com a instalação de duas controladoras remotas, com capacidade para 16 terminais. Uma delas foi instalada no Campus Carreiros utilizando-se linhas e modens próprios, e a outra instalada no Campus Cidade através de linha de dados contratada da Embratel. Problemas frequentes com as linhas de dados e de voz, levou-nos a instalação de um rádio para comunicação e transmissão de dados entre os Campus Carreiros e Cidade.
 EM 1989, foi substituído o IBM 4341/MG1 por um IBM 4381 e as unidades de discos magnéticos por uma IBM 3380, com recursos obtidos através do “ Projeto de Expansão da Capacidade Computacional da FURG e UFPEL” aprovado pelo MEC.
 No final de 1989 foi substituída a controladora de telecomunicações IBM 2703, por uma IBM 3704 assegurando maior confiabilidade e velocidade na conexão dos terminais ao computador central.
 No inicio de 1990 ampliamos a rede ao ligar, no Hospital de Ensino, através de linha contratada junto a Embratel, uma controladora IBM 3276 com capacidade para 8 terminais. Simultaneamente, com linha e modens próprios foi ligada a segunda controladora com 16 terminais no Campus Carreiros
 O CGTI, em um período de sua trajetória, também apoiou fortemente vários setores da comunidade riograndina, órgãos federais, estaduais e municipais, com a prestação de serviços e oferecimento de mão de obra especializada para os seguintes organismos:- CENTRO DE INDUSTRIAS DO RIO GRANDE com o Processamento e Listagem do Cadastro de Filiados, Emissão da RTA mensal e aplicação de Cursos e Treinamentos em Informática;
- DEPREC-APRG com a Assessoria, Consultoria e Cursos em informática, processamento de Folhas de Pagamento de inativos, Diaristas, Tráfico, Férias e 13 Salário, Processamento da Estatística Portuária, Controle de Efetividade e Mão de Obra e Processamento da Produção Portuária;
- DEPREC-ASDRG com a Folha de Pagamento;
- COTRIJUÌ com o Controle da Carga e Descarga, e com o Recebimento, Embarque e Desembarque de Soja, Farelo de Soja, Óleo e Trigo;
- PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE, Secretaria de Administração com a Administração de Pessoal e Processamento da Folha de Pagamento e, Secretaria da Fazenda com Cálculo, Emissão e Controles de IPTU, ISSQN, Alvarás e Dívida Ativa;
- BORREGAR, mais tarde denominada RIOCELL, com o Controle de Embarque;
- LOTERIA ESPORTIVA com verificações preliminares nos cartões de apostas, pré-requisito exigido pela Caixa Federal para posterior envio dos cartões para Porto Alegre;
- PLANILHAS TOPOGRÁFICAS com Cálculos e Emissão de Relatórios;
- CLUBE DE REGATAS RIO GRANDE
- COUNTRY CLUBE CIDADE DO RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Associados e Emissão de Listagens Alfabéticas e Numéricas, Etiquetas Adesivas para Endereçamento e Recibos de Pagamento;
- ESPORTE CLUBE RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Associados e Emissão de Listagens, Recibos e Etiquetas Adesivas para Endereçamento;
- LAUDOS DO DIPOI
- SINDICATO DOS ARRUMADORES
- SINDICATO DOS CONFERENTES DE CARGAS E DESCARGAS DO PORTO com a Manutenção do Cadastro de Associados, Cálculos de INSS, Mensalidade do Sindicato, IRRF, 13 Salário, Férias e FGTS e Emissão de Relatório Mensal, Semestral e Anual;
- CÁLCULO ESTRUTURAL
- FORO DO RIO GRANDE com a Manutenção do Cadastro de Processos do FORO Municipal e Emissão bimestral de Relatórios de Acompanhamento do Andamento de Processos e
- TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL com o Processamento e Totalização dos Mapas de Urna nas Eleições de 1986 e 1989;
- CÂMARA DOS VEREADORES DE RIO GRANDE com o Cadastramento e Consolidação de Propostas para a Constituinte Municipal (1990).
 
 No âmbito nacional diversos projetos e atividades foram desenvolvidos pela equipe técnica do CGTI. Principalmente no envolvimento da equipe técnica do CGTI em projetos ou atividades de cunho nacional, com interesse direto do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, principalmente no período de 1986 à 2000, resultou no desenvolvimento de sistemas, consultorias e apoio nas atividades cotidianas do MEC, além de soluções para diversos outros órgãos públicos e privados, em especial às universidades públicas brasileiras.- MINISTERIO DA EDUCAÇÃO com a Hierarquização do Pessoal Técnico-Administrativo e Marítimo das Universidades Públicas Fundacionais Brasileiras (16 instituições) no Plano de Cargos de Salários (PCS) que foi implantado naquele ano, Manutenção e Consulta do Catálogo da Legislação Educacional Brasileira, Sistema de Automação de Bibliotecas (SAB2) que foi instalado em diversas instituições nacionais, Sistema de Acompanhamento de Equipamentos (software especializado para o controle do recebimento e instalação de cerca de:
- -Catálogo Legislação
- -Sistema de Custos
- -Sistema de Automação deBibliotecas-SAB2, o qual foi instalado em várias instituições como:
- Fundação Getúlio Vargas
- Pontifícia Universidade Católica / RJ
- Universidade Federal do Amazonas
- Universidade Federal de Pelotas
- Universidade Federal de Santa Maria
- Universidade de Ijuí
- Centro Tecnológico Aeroespacial
- Instituto Latino Americano de Tecnologia – IBM/Sumaré
- Biblioteca Nacional / RJ
- Centro de Suporte ao Cliente IBM / RJ
- Universidade Federal da Bahia
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade Federal de Pernambuco
 
 
 
 Além destes serviços externos o CGTI também desenvolveu e implantou vários sistemas para a Instituição como:Sistema de Controle Patrimonial 
 Sistema de Controle de Cheque Convênio
 Sistema de Pagamento Diaristas
 Sistema de Pagamento Mensalista
 Sistema de Controle de Férias e Licenças
 Sistema de Controle de Função Gratificada
 Sistema de Controle de Acumulação de Cargos
 Sistema de Orçamento para Controle de Obras
 Sistema de Banco de Dados Legislação URG
 Sistema de Controle de Almoxarifado
 Sistema Fornecedores
 Sistema de Gerência de Documentos
 Sistema de Controle das Comissões da URG
 Sistema de Controle de Serviços/Atividades CPD
 Sistema de Controle de Contrato
 Sistema de Indicadores Econômicos
 Sistema de Contribuições Previdenciárias
 Sistema de Orçamento Interno
 Sistema de Etiquetas para Protocolo
 Sistema Mala-direta
 Sistema Consulta ON-LINE de informações Cadastrais e Financeiras dos funcionários
 Sistema Metodologia para aproveitamento de textos gerados em microcomputadores pela Editora da FURG
 Sistema de Controle Acadêmico
 -Universidade
 -Colégio Técnico Industrial
 Sistema de Classificação para ingresso
 -Universidade
 -Colégio Técnico Industrial
 Sistema de Controle Acadêmico e Matricula com processamento ON-LINE
 Sistema de Banco de Dados Oceanografia
 Sistema de Banco de Dados Herbário
 Sistema de Cesto Básico
 Sistema Catalogo Geral da FURG – 1990
 -Digitação, montagem e geração de originais para fotolito
 Sistema de informações gerenciais para o Censo Hospitalar
 Sistema de Pessoal
 Sistema Faturamento Ambulatório
 Sistema de Controle de Almoxarifado e Farmácia
 Sistema de Recadastramento de Pacientes
 Sistema de Agendamento
 Sistema de Cadastramento de Pacientes
 Sistema de Informações da URG
 -Acervo Bibliográfico
 -Legislação Universitária
 -Moluscos do Museu Oceanográfico
 -Constituições
 Federal
 Estadual
 Lei Orgânica do Município de Rio Grande
 Sistema de Automação de Bibliotecas
 -Manutenção do Acervo
 -Controle de Empréstimo
 Microfilmagem
 -Microfilmagem Convencional
 -Alunos Formados
 -Portarias
 -Dossiê de Servidores Demitidos
 Microfilmagem com
 -Folha de Pagamento 1989
 Manutenção de Equipamentos
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                    11/08/202114h57NotíciaPolítica de PrivacidadeOs aplicativos para celular da FURG são desenvolvidos como aplicativos gratuito. Os SERVIÇOS são fornecido pela FURG sem nenhum custo e são destinados para uso como estão. Se você optar por usar nossos Serviços, concordará com a coleta e o uso das informações relacionadas a essa política. As Informações Pessoais que coletamos são usadas para melhorar os Serviços. Nós não usaremos ou compartilharemos suas informações com ninguém, exceto conforme descrito nesta Política de Privacidade. Os termos usados nesta Política de Privacidade têm os mesmos significados que os nossos Termos e Condições, que estão acessíveis nos aplicativos, a menos que definido de outra forma nesta Política de Privacidade. Coleta e Uso de Informações Para uma melhor experiência, ao usar nossos Serviços, podemos exigir que você nos forneça algumas informações pessoalmente identificáveis. As informações que solicitamos serão retidas por nós e usadas conforme descrito nesta política de privacidade. Dados de Log Queremos informá-lo que sempre que você usar algum dos nossos serviços, em caso de um erro no aplicativo, coletamos dados e informações (através de produtos de terceiros) em seu telefone chamado Log Data. Esses dados de registro podem incluir informações como o endereço IP do dispositivo, o nome do dispositivo, a versão do sistema operacional, a configuração do aplicativo ao utilizar nosso serviço, a hora e a data do uso do serviço e outras estatísticas. Cookies Cookies são arquivos com uma pequena quantidade de dados que são comumente usados como identificadores exclusivos anônimos. Estes são enviados para o seu navegador a partir dos sites que você visita e são armazenados na memória interna do seu dispositivo. Se você optar por recusar nossos cookies, talvez não consiga usar algumas partes destes Serviços. Segurança Valorizamos sua confiança ao nos fornecer suas Informações Pessoais, por isso estamos nos esforçando para usar meios comercialmente aceitáveis de protegê-los. Mas lembre-se de que nenhum método de transmissão pela Internet ou método de armazenamento eletrônico é 100% seguro e confiável, e não podemos garantir sua segurança absoluta. Links para outros sites Estes Serviços podem conter links para outros sites. Se você clicar em um link de terceiros, você será direcionado para esse site. Observe que esses sites externos não são operados por nós, portanto, recomendamos que você revise a Política de Privacidade desses sites. Não temos controle e não assumimos qualquer responsabilidade pelo conteúdo, políticas de privacidade ou práticas de quaisquer sites ou serviços de terceiros. Privacidade infantil Esses Serviços não são produzidos para ninguém com idade inferior a 13 anos. Não coletamos intencionalmente informações de identificação pessoal de crianças com menos de 13 anos. Se você é pai, mãe ou tutor e sabe que seu filho nos forneceu informações pessoais, entre em contato conosco para que possamos tomar as providências necessárias. Alterações a esta Política de Privacidade Podemos atualizar nossa Política de Privacidade de tempos em tempos. Assim, aconselhamos que você revise esta página periodicamente para quaisquer alterações. Vamos notificá-lo de quaisquer alterações publicando a nova Política de Privacidade nesta página. Essas alterações são efetivadas imediatamente após serem publicadas nesta página. 
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                    11/08/202114h14NotíciaPETIPlanejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI)O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI da Universidade Federal do Rio Grande apresenta-se como instrumento que articula a gestão da Tecnologia da Informação na instituição aos seus objetivos estratégicos, apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, a fim de empregar os seus recursos para uma gestão efetiva, desenvolvendo arquiteturas e políticas de tecnologia para gerar um ambiente informacional que favoreça a geração de estratégias organizacionais. Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2019/2022 Resolução Aprovação - Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2019/2022 Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) - 2014/2016 Resolução Aprovação - Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) 2014/2016 
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                    10/08/202117h04NotíciaEstrutura Organizacional do CGTI  Compete ao Centro de Gestão de Tecnologia da Informação:- Propor políticas e diretrizes da área de Tecnologia da Informação ao Comitê de Governança Digital (CGDig);
- Executar as ações necessárias à correta aplicação das políticas e diretrizes de TI;
- Prover sistemas e infraestrutura de TI adequados às necessidades da Instituição;
- Zelar pela eficiente aplicação dos recursos de TI disponíveis;
- Elaborar o Plano de ação da unidade;
 Coordenação de Sistemas de Informação:- Coordenar as atividades de projeto, desenvolvimento, manutenção e atualização de sistemas informatizados sob responsabilidade do CGTI;
- Pesquisar, estabelecer e disseminar normas e padrões para o desenvolvimento de sistemas informatizados mantidos pelo CGTI;
- Prospectar novas tecnologias e metodologias de desenvolvimento de sistemas informatizados;
 Divisão de Segurança da Informação:- Pesquisar, propor e disseminar normas e padrões de segurança da informação e comunicação;
- Monitorar a implementação das políticas de segurança da informação e comunicação;
- Investigar, em conjunto com os demais setores, ações e medidas preventivas e corretivas necessárias;
- Planejar e monitorar, em conjunto com a Coordenação de Serviços de Rede, as políticas de backup e continuidade do negócio no que tange à TI.
 Coordenação de Engenharia de Rede:- Planejar e coordenar a evolução e manutenção da rede de dados da instituição;
- Gerenciar, administrar e monitorar o funcionamento da rede de dados;
- Analisar, projetar e implementar o uso de ferramentas de auxílio à administração da rede de dados;
- Auxiliar na especificação, aquisição e conferência de recursos de TI;
 Coordenação de Serviços de Rede:- Planejar e coordenar a evolução e manutenção dos serviços de rede da instituição;
- Gerenciar, administrar e monitorar o funcionamento dos serviços de rede internos disponíveis à comunidade;
- Analisar, projetar e implementar serviços de rede à comunidade;
- Auxiliar na especificação, aquisição e conferência de recursos de TI;
- Gestão física e lógica do Datacenter;
 
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                    10/08/202116h01NotíciaConhecimento Técnico?O Joomla elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimento técnico? Joomla é um sistema gerenciador de conteúdo. Sistemas gerenciadores de conteúdo são divididos em duas partes: - o sistema gerenciador (responsabilidade de uma equipe técnica, no caso da FURG, o CGTI) e - o conteúdo (responsabilidade do usuário final). Para fazer a instalação, customização e manutenção do Joomla, algum conhecimento técnico será necessário. Mas a boa notícia é que essa tarefa é executada pelo próprio CGTI. Em outras palavras, não é necessário entender nem aprender programação. Para a aparência do website, é possível contar com os profissionais do CGTI ou, caso o usuário tenha conhecimento, pode alterar um arquivo .CSS. Mas o mais importante é que para a criação de conteúdo não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento na utilização do “frontend” (criar um novo artigo no Joomla! é semelhante a escrever algo no Facebook: o usuário faz logon com seu nome e senha, escreve algo dentro de uma área retangular e salva). 
 Assim, finalmente pessoas leigas em webdesign (que serão os autores, editores e publishers do Joomla) podem criar, editar e publicar artigos quando ELES desejarem e sem entender nada de HTML e linguagens de programação. Essa é uma possibilidade, que convenhamos, há muito foi prometida mas que somente agora está começando a ser cumprida graças aos content management systems. E à medida em que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso irá acontecer.
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                    10/08/202115h50NotíciaSIMPA - Sistema Móvel de Patrimônio da FURGDevido ao crescente número de usuários e de demandas quanto a melhorias do aplicativo SIMPA (Sistema Móvel de Patrimônio) da FURG, o CGTI tomou as medidas necessárias e agora disponibilizará a aplicação na loja de aplicativos do Google. Buscando por SIMPA ou por FURG na Google Play Store é possível localizar o aplicativo e fazer o download do mesmo. Mas antes disso, para aparelhos onde ele foi previamente instalado, é necessário fazer a desinstalação manual do mesmo. O procedimento pode ser realizado indo até as Configurações do Smartphone/Tablet, entrando em Gerenciador de Aplicações e clicando no aplicativo SIMPA. Na tela de Informações do aplicativo, clicar em Desinstalar. Nenhum dado já enviado de conferência será perdido. Após, é possível fazer a instalação do aplicativo como qualquer outra aplicação Android. Segue abaixo o link direto para o aplicativo: 
 https://play.google.com/store/apps/details?id=furg.brPara que novas versões do aplicativo sejam instaladas automaticamente assim que disponíveis, verificar se nas configurações da Play Store em seu dispositivo a opção de "Atualizar apps automaticamente" esteja habilitada. Para verificar, dentro da aplicação da Play Store, clicar no botão de menu, entrar em Configurações e clicar no item Atualizar apps automaticamente. Para economia de dados, recomendamos a opção "Atualizar apps automaticamente somente via Wi-Fi". Para maiores dúvidas, dentro de sistemas.furg.br, no canto superior esquerdo, é possível entrar em contato com o CGTI diretamente, em Solicitações. Especificando bem o problema, este será encaminhado adequadamente aos responsáveis e será resolvido o mais rápido possível. 
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                    07/07/202117h33NotíciaSolicitação de evento SINSCA partir do dia 02/03/2020 foi alterada a forma de criação de eventos no SINSC não mais sendo aceitas solicitações pelo sistema. O novo Sistema de Gerenciamento de Eventos está disponível em https://sistemas.furg.br no menu "Eventos -> Inscrições -> Eventos", permitindo que qualquer servidor da FURG possa criar e gerenciar eventos de forma autônoma. Um manual detalhado do funcionamento do sistema está disponível com as informações necessárias para criar, gerenciar e acompanhar todas as fases do evento. 
 O Sistema de Gerenciamento de Eventos foi concebido com o intuito de facilitar a criação de eventos administrativos e acadêmicos na Instituição, além de tornar simples a inscrição nesses eventos pelos participantes, pertencentes à comunidade acadêmica ou não. É possível a criação de diversos tipos de eventos, como por exemplo: congressos, semanas acadêmicas, seleção de bolsas e estágios, palestras, cursos e oficinas, eventos culturais, etc.
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                    07/07/202117h32NotíciaSolicitação de perfil de acessoAcesse sistemas.furg.br Clique em Solicitações  Selecione a unidade "Proiti/CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia da Informação" e Tipo de Solicitação "Sistemas - perfis de acesso"  Preencha os dados solicitados:  
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                    07/07/202117h31NotíciaAbertura de Site Institucional- Encaminhe a sua solicitação de hospedagem de site institucional para a SECOM e está fará a liberação diretamente ao CGTI.
 Acesse sistemas.furg.br Clique em Solicitações  Selecione a Unidade "Secom - Secretaria de Comunicação" e o tipo de solicitação "Abertura de site institucional"  Preencha com os dados solicitados:  
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                    07/07/202117h29NotíciaTutorial JoomlaNomeando pastas e arquivos para uso com Joomla e suas extensões Phoca Gallery Básico - Aqui você encontra o essencial (estendido) para entender como operar o Phoca Gallery Quatro passos para o uso do Phoca Gallery bônus: como redimensionar e renomear fotos em lotes Livro de distribuição gratuita: Teoria J! Como inserir vídeos no Joomla 
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                    07/07/202117h24Notícia
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                    07/07/202117h21NotíciaTutoriais de uso do emailFURGMail - Curso de FURGMail Boas práticas no seu uso e segurança da informação - 2019 Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no GMail Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Thunderbird Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Apple Mail Adequações das configurações de portas seguras FurgMail no Microsoft Outlook Configurando o Microsoft Outlook com uma conta FurgMail Configurando o Apple mail com uma conta FurgMail Configurando outros clientes de e-mail Servidor de e-mail de entrada (POP3) pop.furg.br Servidor de e-mail de saída (SMTP) smtp.furg.br Nome da conta: seu nome de usuário da furg (incluindo "@furg.br") Endereço de e-mail: seu endereço de e-mail completo da furg (incluindo "@furg.br") Autenticação (Authentication) seu endereço de e-mail completo da furg (incluindo "@furg.br") 
 Acesso a e-mails da Furg via outros provedoresQuem acessa sua conta @furg.br ou @super.furg.br via serviços de acesso como Bol, Yahoo ou assemelhados deverá modificar nos mesmos, o item "servidor POP ou servidor de entrada" substituindo furg.br, por pop.furg.br 
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                    07/07/202117h11NotíciaManutenção de equipamentos de InformáticaHá um contrato vigente para a prestação de serviço de manutenção corretiva e preventiva nos desktops, monitores, notebooks e nobreaks. Equipamentos de naturezas diferentes devem ser encaminhados diretamente pela unidade para reparo externo. Caso não seja possível o reparo, podem ser encaminhados para o CGTI para a emissão de um laudo de baixa. A ordem de serviço é aberta pelos sistemas FURG. Acesse: sistemas.furg.br Clique no menu "Ordens de Serviço -> Manutenção de Bens Patrimoniais -> Solicitações" . 
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                    18/06/202116h59NotíciaAtendimentoAbertura de solicitações: Toda a demanda a ser encaminhada para o CGTI deve ser pautada por uma solicitação. Acesse sistemas.furg.br Clique em Solicitações -> Minhas Solicitações. A seguir clique em adicionar.  Selecione a unidade "Proiti/CGTI - Centro de Gestão de Tecnologia da Informação", o tipo de solicitação desejada e preencha os dados solicitados no formulário. Você recebe um número de protocolo. Caso o usuário não tenha acesso ao sistemas FURG clique aqui para registar a sua solicitação. 
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                    18/06/202116h58NotíciaSegurançaE-mails maliciosos: Recebemos com frequência e-mails maliciosos ameaçando suspensão da conta do e-mail e/ou solicitando seu e-mail e senha. São e-mails fake com objetivo de capturar as suas credencias para utilização maliciosa. O CGTI jamais envia e-mail solicitando senhas seja de e-mail, sistemas ou site. Caso tenha dúvida, abra uma solicitação direcionada a nossa equipe de segurança. 
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                    18/06/202116h58NotíciaRede/InternetAcesse Solicitações nos sistemas FURG. 
 
  
															 
															 
															